sábado, 14 de novembro de 2009

Hiperplasia Quística do Endométrio em Fêmeas - Cystic endometrial hyperplasia in the females

A postagem deste artigo serve como um alerta para os criadores, e aqueles que pretendam criar, PARA QUE PRESTEM ATENCAO NA QUALIDADE DA RACAO QUE ESTAO UTILIZANDO POIS ESTA OCORRENDO ESTA DOENCA DE FORMA PRECOCE EM FÊMEAS, muito provavelmente devido a ingestacao de soja que é um componente presente em raçoes de qualidade inferior. Ao indagarmos com varios veterinarios, muitos entendem que a doenca que termina por retirada do utero da fêmea em idade precoce com cerca de um ano de vida estaria ligada a uma alteração da progesterona dependente do endométrio, talvez induzida pela ingestao de soja muito presente nestas racoes de qualidade inferior, que provocam alterações proliferativas e degenerativas da mucosa uterina da fêmea vindo a culminar com a retirada do utero da cadela, ou seja inutilizacao total da matriz para reproducao.

Curiosamente a hiperplasia quística do endométrio (HQE) é uma alteração ginecológica muito frequente em cadelas com idade de mais de 6 anos, sendo raros os casos em femeas muito jovens. A doença posssui uma etiologia complexa, e em seus estágios mais avançados co-existe com uma piómetra pelo que é genericamente designada de Complexo Hiperplasia Quística-Piómetra. Maiores detalhes no artigo que indicamos de autoria de:
Payan Carreira, R.*, Pires, M.A. publicado na Revista Potuguesa de Ciencias Veterinarias - CECAV, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5001-801 Vila Real
www.fmv.utl.pt/spcv/PDF/pdf3_2005/100_5_16.pdf