quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

REPRODUÇÃO E PARTO NOS PASTORES ALEMAES REPRODUKTION UND LIEFERUNG IN DER DEUTSCHEN SHEPHERD REPRODUCTION AND DELIVERY IN THE GERMAN SHEPHERD





De forma pratica ocorre da seguinte forma:

O cão, irá montar na fêmea. Após a penetração o cão ejacula os espermatozóides. Em seguida, ambos "cauda com cauda, grudados”, geralmente entre 10 a 40 minutos). É importante saber que o cão ejacula a porção do esperma rica em espermatozóides) nos primeiros 2-3 minutos. O local para a cobertura deverá ser o território do macho, pois é mais confortável, e em um lugar familiar ele agirá de forma mais decisiva. A fêmea no território do macho se comportam mais submissa.


Quando realizar a cobertura


O fêmea começa com um período chamado de corrimento vaginal proestro. A vulva fica inchada, porém a fêmea não aceita a cobertura. Este período dura aproximadamente 9 dias.Depois vem o estro que vai de 2 a 4 dias. Normalmente, a fêmea muda sua atitude e aceita o macho, a cauda fica em uma posição passiva e ela aceita o macho. Na maioria dos casos, neste momento ocorre a ovulação. Este acasalamento ocorre entre 11e 13 dias após o sangramento inicial.

Como confirmar a prenhez:

Através de ultra-som que pode ser feito entre os 15-18 dias de gestação. A forma mais prática é apalpar entre 25 e 30 dias após a cobertura. É seguro, sem problemas, quer para a fêmea ou para o filhote. Recomenda-se entretanto que seja realizado por um veterinário. Após 40 dias poderá ser ouvido o batimento cardíaco fetal, que diferem da mãe também. Após 45 dias a radiologia identifica os esqueletos, que foram formados. É um bom método para determinar a quantidade de filhotes.


Duração da Gestação

Entre 58 e 65 dias. Mais comumente 60-62 dias.

Como saber o momento do parto:

Às vezes, alguns dias antes a fêmea começa a cavar, tentando fazer um "ninho", mas no geral essa atitude é tomada 1 ou 2 dias antes do parto. A forma mais precisa é controlar a temperatura retal que será de 38 º ou 38,5 º. Quando descer para 37 º ou 36,5 º o trabalho de parto deverá iniciar entre 12 e 36 horas.

O Parto

A fêmea ficará inquieta, olhará para os seus flancos, poderá lamber a vulva e, finalmente, começara a empurrar. Desde o início do esforço é normal que o primeiro filhote nasça antes de 60 minutos e em seguida, a cada nascimento poderá passar de alguns minutos a 2 ou 3 horas. Às vezes, depois de dar à luz a alguns filhotes, a fêmea faz uma pausa. O nascimento de uma ninhada grande pode ser rápida e ficar completa em 4 horas ou exigir 18 horas para que seja concluída. O comportamento materno normal incluirá a ruptura das membranas, que envolvem os filhotes, uma intensa lambedura dos filhotes, e uma ingestão da placenta. A placenta é expelida em 5 ou 10 minutos depois. Durante e após o parto, os fluidos vaginais da fêmea são escuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário